Páginas

sábado, junho 30, 2007

7 maravilhas... e outras tantas...

...
.
.
Este blog foi nomeado, pelo Raposa Velha, como uma das 7 maravilhas.
Agradeço ao Fliscorno a sua distinção, embora não me sinta merecedora. Pouco dou de meu … apenas escolho cores que gosto e palavras que gosto e junto-as tentando formar um todo que constitua um oásis num fim de dia ou um grito de revolta quando tudo é demais, ou um alerta quando o “céu ameaça cair-nos sobre a cabeça”.
.Desta nomeação emerge a necessidade de fazer, eu própria, novas nomeações. Tarefa difícil já que existem, por esta blogosfera fora, inúmeros cantinhos que são verdadeiras maravilhas. Muitos desses cantinhos já foram nomeados e embora me pareça que a intenção deste movimento seja a da nomeação das 7 maravilhas, escalonadas pelo número de nomeações, e que esse facto nos dá a hipótese de renomearmos cantinhos já nomeados, alguns dos quais eu também nomearia, vou tentar dar a conhecer alguns, fora dos percursos normais da maioria de muitos de nós e que, para mim, são pequenas grandes maravilhas.
.
Estão neste caso:
.

http://educarparasaude.blogspot.com – do Miguel de Sousa, um grito constante no combate pelo direito à saúde.

http://edutica.blogspot.com - do Henrique, um alerta diário a uma postura crítica e actuante face ao desprezo e desrespeito com que somos tratados diariamente.

http://msprof.blogspot.com - da Isabel que tão bem tem sabido falar das suas memórias, que tão bem sabe intervir no contexto em que vivemos, colocando dúvidas, alertando erros, equacionando caminhos; da Isabel que se sentiu obrigada por esta gente, que nos desgoverna, a abdicar do que gostava de fazer (embora ainda o pudesse fazer por alguns anos, porque força e amor para dar à escola e aos alunos não lhe faltavam) para não compactuar com as iniquidades a que nos obrigam para sobrevivermos; de uma Isabel que neste momento se sente muito triste pelo afastamento dos seus alunos….

http://oficiodiario.blogspot.com - de Torquato da Luz poemas, quadros e fotografias do autor … um oásis de bem estar no meio de toda a inquietação em que vivemos, um poeta que nos diz: “Sou de um país de sal e solidão, onde importa voltar a dizer não”.

http://outroarcanjo.blogspot.com - de vários colegas que encontraram neste espaço o campo para nos trazer aqueles “pequenos nadas” que sendo uns “pequenos tudos” constituem a brisa que no fim do dia nos põe um sorriso nos lábios.

http://passadocurioso.blogspot.com - de professores e alunos de uma das nossas escolas.. daquelas escolas em que segundo o nosso ME os professores não trabalham, não incentivam os alunos, não produzem. Um exemplo de como isso não é verdade.

http://tempodeteia.blogspot.com - de uma Teresa para quem os alunos são as flores do seu jardim, uma Teresa que os “cultiva e rega”, um a um, com todo o amor e carinho… de uma aranha que construiu inúmeras teias para apoio de colegas e alunos… de uma Teresa que teve a coragem, de em nome do seu amor pelos alunos, recusar um concurso a titular que a iria sobrecarregar com coisas que não lhe interessam na perspectiva da sua função enquanto professora.


Das minhas maravilhas de todos os dias, constam: aquelas em que sou cooperante, e outras que foram suspensas sine die e por isso não refiro, embora passe por lá constantemente na esperança de…; as que comento com assiduidade, e que fazem parte do percurso diário de muitos de nós, onde são debatidos os problemas diários de muitas das iniquidades a que estamos sujeitos e que por já terem sido nomeadas não nomeei:

http://antero.wordpress.com - do Antero
http://detritustoxicus.wordpress.com - do SL
http://educar.wordpress.com - do Paulo
http://fliscorno.blogspot.com - do Raposa Velha
http://olhardomiguel.blogspot.com - do Miguel
http://paideia-idalinajorge.blogspot.com - da Idalina
http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com - do Kaos.
.

Adenda: acrescento este que também é merecedor de atenção, pelas inúmeras possibilidades que contém:


Maria Ema

9 comentários:

Teresa Martinho Marques disse...

Oh Maria, fiquei comovida ao chegar aqui e escutar-te assim tão terna, com palavras tão doces sobre esta minha vocação de jardineira... Tinha de te agradecer, de te dizer que mesmo não sabendo se sou merecedora é com alegria que recebo das tuas mãos essa distinção que me faz sentir o caminho mais leve...
Ando numa correria e nem consegui ainda organizar-me para fazer as nomeações... logo que consiga... Beijinho grande

Maria Lisboa disse...

De nada teresa... mereces e muito

Bj

Anónimo disse...

Ai, Maria! Fiquei mesmo sem jeito!
Como a 3za, também fiquei comovida com as tuas palavras e por te lembrares do meu percurso recente -que me levou a decidir aposentar-me quando, pouco antes, não era esse ainda o meu projecto.
Muito obrigada pelo teu carinho.
Acho que vou demorar um pouco a fazer as minhas nomeações pois há um tempo que ando pouco assídua na blogosfera, com as minhas visitas muito limitadas, mas sabendo que há nela muitas maravilhas que não tenho acompanhado porque o tempo não tem dado (algumas ainda nem descobri por causa de os meus "passeios" andarem muito confinados a alguns "vizinhos"). Mas vou tentar nomear dentro dos cantinhos a que me tenho mantido mais atenta.
Um beijinho grande.

Miguel Pinto disse...

Não tenho palavras… tenho um sorriso :)
Neste tempo em que nos fartamos de levar porrada, estes mimos até sabem bem!...

Torquato da Luz disse...

Cara Maria Lisboa:
É uma honra a nomeação, que muito agradeço.
Mas as características do "Ofício Diário", que pretendo manter, não me permitem dar-lhe sequência.
Um beijinho.

Anónimo disse...

"O senhor Pinto de Sousa é objecto de um obituário aguardado com grande expectativa" - Quitéria Barbuda in "O Fim de um Político Alegre", Revista "Espírito", nº 24, 2006.

www.riapa.pt.to

Paideia disse...

Bem hajas, Maria Lisboa, e agradeço-te por me teres dado a conhecer o BREL. Amanhã vou "apresentá-lo" às colegas de História.
Idalina

Anónimo disse...

Afinal não levei tempo a fazer as minhas nomeações, pois vi no regulamento que a votação terminava ontem, dia 1 - ainda fui a tempo! :)

SL disse...

Obrigado pela referência. Vinda de ti, é um ENORME elogio.

Grato,

SL